quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Apresentação do poeta...

Anselmo Picardi no livro

Acreditar na vida é acreditar nas verdades maiores da humanidade; é buscar no momento presente o imutável. Esse é o princípio que norteia e motiva o poeta e fotógrafo mineiro Anselmo Picardi. Sua busca por uma formação autodidata iniciou-se na infância, nos arredores da Serra da Canastra, às margens do Rio São Francisco, no carinho com que sua avó paterna, Maria do Carmo Picardi o estimulava à leitura e a curiosidade na observação do animismo que impera nas manifestações da vida. Logo, aos dezesseis anos de idade, o jovem Anselmo lançou mão da máquina fotográfica , abraçando o foto-jornalismo.

As redações por onde passou, Diário de Minas, Diário do Comércio, Gazetas Mercantil, revista Istoé, revista Gourmet Internacional, revista Primeiravia, entre outras, foram fundamentais para a permanente pesquisa sobre a imagem e a poesia que nela encerra. Um estudo que iniciou-se e foi-lhe tomando a existência e gosto no acompanhamento das leituras do poeta Gentil Faria, seu pai. Uma hora debruçado nos épicos, Homero, Dante Alighieri, Camões; em outra hora, no estudo dos românticos e parnasianos, e por que não? Estudando os modernos!...

Quanta poesia e luz nas imagens do fotógrafo Henri Cartier Bresson(22/08/08 – 02/08/2004)! E quando as formas anímicas se encontram em um profundo estudo sobre a imagem apresentado por Roland Barthes(12/11/1915 –26/03/80), em sua obra A Câmara Clara. Na observação que caminha surge a clareza de um Michel Foucault(15/10/26 – 26/06/84) na busca pela semiótica de todas as imagens e de todos os sistemas de opressão.

Ver a poesia em tudo pelas formas à transcendência do espírito através do olhar é a materialização concreta do milagre da vida. A alma do poeta Anselmo Picardi busca, na poesia e na fotografia, objetos de estudos apresentados nesse livro, a flama e a essência, fundamentais na promoção do imaginário humano.

Hoje, aos quarenta e oito anos, residente e apaixonado pela cidade São Paulo, Anselmo apresenta-se em corpo e alma nessa obra literária. Com a lira, na busca da musicalidade contida em todas as coisas, materializa-se e realiza-se O olhar sob o signo.
O Editor

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial