segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O que é CULTURA?!: No pensamento chinês...

O que é CULTURA?!: No pensamento chinês...

"O que é dado por Deus se chama natureza; seguir a natureza se chama caminho; cultivar o caminho se chama CULTURA. Antes que a alegria, o furor, a tristeza e a felicidade se expressem, são chamados o ser interior; quando se expressam no grau devido são chamados harmonia. O ser interior é o correto fundamento do mundo, e a harmonia é o Caminho Ilustre. Quando o homem ordenou o ser interior e conseguiu a harmonia, o céu e a terra estão em ordem e assim as mil e uma coisas se alimentam e crescem. Chegar à compreensão, partindo do ser verdadeiro, se chama natureza; e chegar ao ser verdadeiro, partindo da compreensão, se chama CULTURA; quem é o seu eu verdadeiro tem assim compreensão, e quem tem compreensão encontra o seu eu verdadeiro. Só os que são absolutamente eles próprios no mundo podem cumprir sua própria natureza; só os que preenchem a sua própria natureza podem preencher a natureza dos outros; somente os que preenchem a natureza dos outros podem preencher a natureza das coisas; os que preenchem a natureza das coisas merecem ajudar a Mãe Natureza a que faça crescer e sustentar a vida, e os que merecem ajudar a Mãe Natureza a que faça crescer e sustentar a vida são OS IGUAIS do céu e da terra."

Doutrina apresentada no "Meio de ouro", escrita pelo neto de Confúcio - Esta passagem figura em um dos Quatro livros confucianos.


O que é CULTURA?!: No pensamento ocidental...

O conceito de cultura

Cultura do Lat. Cultura s. f., ato, efeito de cultivar;
desenvolvimento intelectual, saber;
utilização industrial de certos produtos naturais;
estudo, elegância; esmero;
conjunto de padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característica de uma sociedade; civilização. Os primeiros usos nos idiomas europeus preservaram algo do sentido original da cultura, que significa, fundamentalmente, o cultivo ou cuidado de alguma coisa, tal como grãos ou animais, mas referindo-se ao cultivo da mente. Já o que define a nossa cultura como moderna é o fato de que a produção e a circulação das formas simbólicas se tornaram, desde o fim do século XV, cada vez mais e de uma forma irresistível, parte de um processo de mercantilização e transmissão que é, agora, de caráter global. "Começando como nome de um processo – cultura(cultivo) de vegetais ou(criação e reprodução) de animais e, por extensão, cultura(cultivo ativo) da mente humana – ele se tornou, em fins do século XVIII, particularmente no alemão e no inglês, um nome para configuração ou generalização do 'espírito' que informa o 'modo de vida global' de determinado povo."

Definição de Cultura: ... John Thompson, que oferece uma teoria social para a compreensão do papel da mídia nas sociedades modernas, propõe uma análise da "midiação" da cultura moderna que constitui uma excelente contribuição para o estudo do marketing cultural. Sobre a cultura, em sua obra ideologia e cultura moderna, temos:

Definição de Cultura:
Clássica: 'cultura é processo de desenvolvimento e enobrecimento das faculdades humanas. Um processo facilitado pela assimilação dos trabalhos acadêmicos e artísticos e ligado ao caráter progressista da era moderna'.

Antropológico-descritiva: 'cultua ou civilização tomada em seu sentido etnográfico amplo, é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade'.

Antropológico-simbólica: 'cultura é o padrão de significados incorporados nas forma simbólicas. Inclui ações, manifestções verbais e objetivos significativos de vários tipos, em virtude dos quais os indivíduos comunicam-se entre si e partilham suas experiências, concepções e crenças'.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial