quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Repercussão do livro "O Olhar Sob o Signo"


Movimento Poético Nacional

Ref. Of. Nº 0201/08

APRECIAÇÃO SOBRE O LIVRO "O OLHAR SOB O SIGNO" – AUTORIA DE ANSELMO PICARDI – EDITORA ALL-PRINT – 1ª Edição – ano: 2008

Caríssimo irmão poeta:


"por intermédio do "MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL" – M.P.N ( onde se estabeleceu um verdadeiro coletivo de poetas e escritores ) e de cuja entidade com orgulho ostento o cargo de 1º vice-presidente, conheci uma invulgar figura: O poeta Anselmo Picardi. Fino no trato, de sentimentos nobres, expressando rasgos de amizade, Picardi dedicou-me seu livro: "O Olhar Sob o Signo", editado pela All-Print Editora, neste ano de 2008. Logo na orelha do livro, seu "Editor" deixou expresso que: "Acreditar na vida é acreditar nas verdades maiores da humanidade; é buscar no momento presente o imutável. Este é o princípio que norteia e motiva o poeta e fotógrafo mineiro Anselmo Picardi." Realmente: sábias são essas palavras que externam com maestria a figura simples, mas competente e repleta de inspiração, do apaixonado vate que se perde os infinitos do horizonte... nos sonhos poéticos... nas divagações...

Bastou uma simples leitura de todos os seus versos, – para que eu pudesse me enlevar e entregar minha alma à sublimação de sua poesia. Importante notar que Picardi ingressou no místico universo da Mitologia greco-romana e se misturou as Musas, Divas e Deuses, citando ainda Ninfas, principalmente, de "Polifemo e Galatéia", dizendo que: "Das filhas de Nereu destacou-se Galatéia. A mais bela das Nereidas" (pág. 33 – op. cit.) e citando ainda de Polifemo (filho de Netuno) o seguinte: "Sonhei, sonhei por esse amor impossível e por sua beleza continuei por cantar" (pág. 26 – op. cit.) – Todavia, além e citar tais figuras mitológicas, quase no final da obra também fala de: "A luta é o louro dos bravos", – "No templo da maturidade" e na "Liberdade".

Bastariam os versos inflamados e repletos de conceitos que sufragam seus nobres sentimentos, para coroar todo o seu intento poético. – No entanto apresenta algumas crônicas finais, que se afiguram como verdadeiras "prosas poéticas". O autor que também exercita a profissão de "fotógrafo profissional", realçou diversas páginas com "fotos" de momentos importantes, – bem como, de figuras notáveis que fizeram e ou fazem parte – da sociedade brasileira ( verdadeiras "poesias" em forma de fotografias ).

Enfim, verifica-se que Picardi revelou "in totum" sua "alma pura", porquanto, só poetas de seu porte possuem essa capacidade. Não resta dúvida alguma que o público em geral (... como eu também...) saberá colocar em tudo "O Olhar" e ainda mais "Sob o Signo", eis que: "Se damos aos deuses a forma humana é por desconhecermos forma mais perfeita"(Fídias – escultor grego – século V a.C.) – Borboletas no Pantheon" – conforme citação na primeira página.

Concluindo: meus fraternos cumprimentos, abraços... e... votos de pleno e imorredouro Sucesso!"


São Paulo, 18 de novembro de 2008
Carlos Moreira da Silva
1º vice-presidente do Movimento Poético Nacional

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial