quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

"Liberdade adornada por iguais" por Anselmo Picardi

"Liberdade adornada por iguais"

("Eu coroarei de mirto a minha espada,
Como a de Harmódio honrada,
E como a de Aristógiton o forte,
Quando o sevo tirano deram morte,
E Atenas libertada
Foi a igualdade antiga restaurada."
Alceu - poeta grego do século VII- a.C. -
Em "O poeta e a espada")


Nos últimos tempos debruçado estou
Sobre o que alimenta esse meu amor
Pela vida, que em canto épico entoou
Todo o sonho de Liberdade em clamor.

Se em musas alimento todo o destemor
Pelos caminhos em toda essa jornada,
Na incansável busca por minha amada
Entoarei o canto que anula o desamor;

Coroando a vida em Liberdade adornada
Por iguais, onde um dia fôra anunciada.
É dos tempos saudosa e comum cantiga,

Vigor da batalha e sonhos, minha amiga,
Entoa a chegada da Liberdade aclamada
Nas idades, pelo Amor a luta mais antiga.


Notas:

"Alceu" – poeta grego do século VII a.C. Um dos maiores poetas líricos na história da poesia universal, natural de Mitilene, ilha de Lesbos. Foi contemporâneo e admirador de Safo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial